DOMINGOS NA FARMÁCIA #16
domingo, novembro 13, 2016
Hello hello :)
Mais um fim de semana que está prestes a terminar, mais um post de domingo em parceria com a Farmácia Nacional :) Para quem é novo por aqui, todos os domingos às 10h da manhã temos um post em parceria com a Farmácia Nacional, escrito pelo Dr. Ricardo Rodrigues, com informações, com dicas, com novidades... T-U-D-O!
O tema de hoje é um tema bastante atual: vacina contra a pneumonia. Confesso que é um tema muito curioso para mim pois levei a vacina da pneumonia na passada quinta-feira (em conjunto com a da gripe) pelo que é um tema que me interessa muito, então pensámos que se calhar muitas das pessoas que me lêem também podem ter interesse.
Espero que vos ajude :) Fiquem com o texto do Dr. Ricardo Rodrigues, da Farmácia Nacional.
No seguimento de uma outra publicação sobre vacinação contra a gripe, hoje iremos nos debruçar sobre uma outra doença “complicada” – a pneumonia.
Muito resumidamente, uma pneumonia é uma inflamação respiratória que faz com que os alvéolos e os bronquíolos sejam preenchidos com um líquido resultante dessa inflamação. Assim, deixam de conseguir fazer as trocas gasosas normais na respiração. Para além disso, o pulmão perde elasticidade. Esta doença poderá ser “adquirida” através de bactérias ou de vírus, sendo que a maior parte é bacteriana. Ao contrário de algumas doenças, esta não é sazonal. No entanto, é no inverno que a propagação da doença é maior, já que as pessoas passam mais tempo em espaços fechados.
Quais os grupos de risco?
Todos nós estamos em risco de contrair em doença; no entanto, a pneumonia afeta principalmente pessoas com mais de 65 anos, com diabetes. Asma, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) e doença cardíaca e ainda doentes internados em hospitais.
Quais os sintomas?
São sintomas comuns a muitas doenças mas podemos encontrar: febre, geralmente alta; arrepios; tosse com mais ou menos expetoração amarela, verde ou cor de ferrugem; dificuldade respiratória ou mesmo falta de ar; dor torácica; e dor de cabeça ou musculares.
Podemos prevenir o aparecimento de uma pneumonia?
Sim. Atualmente existe uma vacina contra a pneumonia. Esta confere proteção individual contra os serotipos incluídos nas vacinas, com diferente eficácia e efetividade, consoante o serotipo e a capacidade imunitária dos doentes. Os objetivos da estratégia de vacinação de grupos de risco em idade adulta são reduzir a incidência, a morbilidade e a mortalidade, prevenindo as complicações e as sequelas da doença nos grupos mais vulneráveis, assim como o seu impacto social.
E pronto, ficámos todos a saber um pouco mais sobre esta vacina que por vezes tomamos e nada sabemos (aconteceu comigo, ok?).
Não se esqueçam que podem visitar a Farmácia Nacional online e usufruir de um desconto na farmácia de 5%, basta que no final da vossa compra coloquem o código minnieme. Deal? Chega tudo SUPER rápido (no dia útil seguinte, normalmente), super bem empacotado e ainda têm desconto :) Força aí.
Já sabiam estas coisas? Já levaram alguma vez a vacina? Contem-me tudo :)
4 comentários
O ano passado tive duas vezes pneumonia num espaço de três meses... Foi tramado, mesmo. Depois de muitos testes, lá chegámos à conclusão que, na realidade, eu tinha asma e o "bichinho" era desperto de cada vez que apanhava um pouquinho de frio... Foi um Inverno tramado =(
ResponderEliminarUm beijinho dourado,
http://obiquinidourado.blogspot.pt
O ano passado, como aliás relatei no blogue, também estive muito doente... Cheguei mesmo a ficar de baixa e tudo...
EliminarDepois disso não abdico da vacina da gripe nem da vacina da pneumonia...
Credo.
Beijinho
Por acaso não tinha muita informação sobre esta vacina. Sei que os meus avós tomam e é só isso! Mas adorei!
ResponderEliminarTHE PINK ELEPHANT SHOE // MEGA GIVEAWAY DE NATAL //
O que eu mais gosto nesta rubrica é poder ajudar as pessoas :) Se te ajudei a conhecer fico muito feliz :)
EliminarBeijinho