Domingos Na Farmácia #31 | Tudo Sobre Herpes Labial
domingo, abril 02, 2017Domingos são dia de...? Domingos na farmácia! Uma das rubricas mais antigas do blogue e que toda a gente gosta!
Afinal quem não gosta de obter conhecimento com quem sabe?
Hoje, o Dr. Ricardo Rodrigues da Farmácia Nacional, vem falar-nos de um tema que infelizmente interessa a todos: herpes labial!
Bora saber tudo?
Com a chegada da Primavera e dos dias de sol aumenta o risco de termos episódios de herpes.
Muito sumariamente, o herpes labial é uma infeção causada pelo vírus Herpes simples que resulta em lesões ulceradas e dolorosas em zonas conmo os lábios, gengivas, língua, céu da boca e no interior das bochechas. O herpes labial é mais comum nas faixas etárias mais jovens, entre os 15 e os 40 anos, mas ningu+em está “a salvo” de ser infetado por este vírus.
A transmissão do vírus dá-se de forma direta, através do contacto com a pele infetada ou através do contacto com superfícies onde o vírus esteja depositado, como por exemplo em copos ou talheres, Prevenir o herpes labial é muito difícil, mas existem alguns gestos que podem ajudar, nomeadamente, evitar o contacto direto com a saliva, pele ou mucosas que têm feridas e com superfícies/zonas onde se suspeite que o vírus possa ter sido depositado.
- Dor
- Comichão local, mesmo antes das lesões aparecerem
Aqui poderão ser utilizados as pomadas com antivírico, como por exemplo Zovirax (7,40€)
Ou, em alternativa aos compostos químicos, poderão ser utilizados produtos com zinco e oxigénio ativo na sua composição, como o Herpatch Serum (8,95€)
Para diminuir o número de ocorrências de herpes labial e espaçar o máximo dois episódios, poderá ser tomado um reforço imunitário, com compostos como equinácea, zinco ou selénio, neste caso, duas opções:
Quem por aí nunca apanhou esta coisa tão chata que é o herpes labial? Poissss... A maior parte das pessoas já teve e sabe o quão horrível é.
Com estas dicas da Farmácia Nacional com toda a certeza que da próxima vez correrá melhor :)
E que tal este "Domingos"? Uma maravilha diria eu! :) Beijinho
6 comentários
Ainda bem que não tenho nada disto XD
ResponderEliminarThe-not-so-girlygirl.blogspot.com
Fogo... aqui há uns anos sofria imenso no Verão com isso. Aliás, ainda tenho uma cicatriz HORROROSA no lábio por causa de um herpes labial que ficou tão gigante que era quase do tamanho da boca! BAAAAH! mas depois descobri o Zovirax, e a minha vida melhorou imenso! ;)
ResponderEliminarUm beijinho dourado
O herpes é mesmo chato bolas. Eu tenho uma crise muito raramente, mas odeio!
ResponderEliminarTHE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //
Ora cá está uma coisa que me acompanha há mais ou menos 30 anos. E lá está o velhinho Zovirax!
ResponderEliminarNo meu caso, apanhei na infância e tenho...no nariz. ;) A maior parte das vezes, mesmo dentro das narinas, e por isso embora esteticamente prefira a quando tenho por baixo do nariz ou no lábio (muito raramente) pois não se vê, as dores são absolutamente horríveis.
ResponderEliminarCheguei a fazer um tratamento em miúda com comprimidos para reduzir o número de crises. Não é algo nada simpático de ter e espero nunca passar ao Jack nem à Mini-Tété.
Sempre bom saber como combater algo que quando acontece transtorna imenso! Eu acho que do tive 2x na vida e fui medicada pela minha avó que colocada um pedaço de broa de milho quente no herpes e dizia uma mezinha.. Pois é e o melhor é que passava de verdade! 😂👌👌🙏
ResponderEliminarBeijinhos
Beleza De Mulher e Mãe
Facebook
Instagram