Terrorismo | Paris: Como Lido Com Esta Realidade?
sexta-feira, dezembro 14, 2018A 6 dias de aterrar em Paris a preocupação com o terrorismo chega...
Sempre que se aproxima a viagem para Paris, há algo que me deixa preocupada: o terrorismo. Infelizmente esta é uma realidade do país para onde vou, uma realidade que infelizmente tem marcado os últimos anos e, quer queira quer não, penso sempre nisso. Tento desvalorizar e acreditar que a segurança está reforçada, mas confesso que não deixo de sentir medo, sobretudo quando já lá estou.
Esta semana deu-se o click quando estava a ler um post da Tété (do blog "Ando lá por fora... volto já.", que se não conhecem, não sabem o que estão a perder.)... A Tété vive em França e tem uma pequenina que está na escola lá. A dado momento do post leio "(...) tivemos uma reunião de pais (...) onde se falou d alguns exercícios de segurança que iriam ser feitos. (...) Um dos simulacros é de facto o que devem fazer em caso de incêndio, o outro é o que devem fazer em caso de invasão/atentado à escola."
Faz sentido mas não deixa de ser um murro no estômago!
Faz sentido mas não deixa de ser um murro no estômago!
Todos temos noção da realidade, porque temos, mas nem por isso reagimos melhor a isto... Como assim uma criança na EUROPA está a ser preparada para reagir em caso de atentado? É um choque, é uma chapada! O mundo mudou tanto em tão pouco tempo. E este post, aliado ao atentado que houve esta semana em Estrasburgo, fez-me pensar novamente no assunto e fez-me ficar nervosa.
Uma das coisas que me deixa com maior sensação de segurança no que toca à temática do terrorismo é ver as forças policiais assim, tal e qual vêem na imagem, por todo o lado. Mal chegam ao aeroporto, pimbas, lá estão eles. Estão a passear tranquilamente nos Champs-Élysées, pimbas, lá estão eles. Claro que sei que isto não significa propriamente segurança, mas gosto e tento acreditar que sim para não panicar.
A Tété termina o texto dizendo "A Mini-Tété tem 3 anos e anda a aprender a reagir em caso de atentado. E eu só penso que raio de mundo é este em que a tive. PReferia que aprendesse o que fazer em caso de terramoto." e isto dá que pensar... E eu penso que mundo é este onde eu vou ter filhos... Que mundo assustador é este onde o terrorismo faz parte da nossa realidade?
5 comentários
Tento sempre não pensar.
ResponderEliminarO ano passado vivi o pânico de perto, quando suspeitaram que o prédio ao lado do meu trabalho tinha recebido uma bomba numa encomenda.
Eu sou uma das pessoas responsáveis pela evacuação e não deixar ninguém e estava em pânico, mas manti a calma.
Realmente… Uma criança a aprender o que deve fazer em caso de atentado deixa-nos a pensar. Não condeno que o esteja a aprender, atenção. Condeno sim este mundo, que faz om que isso seja necessário.
ResponderEliminarEu confesso que tenho medo do terrorismo... Parece que só há mais e mais atentados, sem fim à vista :| O mundo está a tornar-se num local cada vez mais inseguro :(
ResponderEliminarQuanto à tua viagem, acredita que vai correr tudo bem :)
Beijinhos grandes ^^
O blog da Mó | Instagram | Facebook
Infelizmente é uma realidade em muitas partes do mundo e parece que cada vez mais vai chegar-nos alguma parte também. Tento não pensar nisso no dia a dia porque a verdade é que não posso fazer nada sobre essas situações. Se algo acontecer apenas no momento posso reagir da melhor forma. Acho que viver com medo não é a solução.
ResponderEliminarBeijinhos,
www.yellowrain.pt
eu estava em paris quando foi o charlie habdo e vivi muito de perto o terror e é horrivel. a sensação de inseguraça é mesmo muito estranha. e depois todos os procedimentos de segurança que existem para evitar na verdade não nos trás segurança nenhuma, bem pelo contrario. apenas mais alarme.
ResponderEliminarLembro-me de estar no metro, e de ver no outro lado da plataforma dois policias super armados, sabes? e de pensar "e se na verdade nao sao mesmo policias e se eles se passarem e começarem a disparar para este lado??" ....
TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook