Casamento | Licença: Como Se Processa? Quantos Dias?
quarta-feira, janeiro 09, 2019Afinal, quantos dias de licença de casamento temos direito?
Casamento rima com burocracia e com a chegada do ano do mesmo, começam a surgir as burocracias. A primeira que me apareceu prendeu-se com o número de dias a que temos direito na dita licença de casamento. Vi imensa informação no que toca a esta questão, isto da internet tem coisas boas mas depois tem coisas péssimas (como é o caso do excesso de informação e sobretudo informação errada).
Quantos dias contempla a licença de casamento?
Após ver diversas informações na internet, decidi informar-me junto da minha entidade patronal. A licença é composta por 15 dias consecutivos de faltas remuneradas e justificadas, que não devem em momento algum ser confundidos com férias. É preciso ter em conta que esses 15 dias têm de contemplar o dia do casamento; podem ser antes, depois ou até com o dia C a meio, no entanto, tem de apanhar o dia em que casamos.
Como proceder com a entidade patronal?
Esta é uma questão de bom senso. A entidade patronal deve ser avisada com pelo menos 5 dias úteis de antecedência, mas se sabemos que vamos casar com meses de antecedência, convém avisar a entidade patronal o mais rapidamente possível. No meu caso avisei a entidade patronal que ia casar ainda em 2018 e agora voltei a falar para poder definir os dias de licença.
Vou casar de novo, tenho direito a licença?
A licença de casamento pode ser usufruída tantas vezes quantas casarem (cruzes!), desde que com pessoas diferentes, ou seja, se casaram com a pessoa A e agora vão casar com a pessoa B, podem gozar novamente. Agora, se casaram com a pessoa A no civil e vão casar anos depois pela igreja com a mesma pessoa, não têm direito.
Remuneração: o que tenho direito?
Apesar de ser uma licença remunerada, não há lugar a pagamento de outros parâmetros do salário, ou seja, subsídio de alimentação, subsídio de deslocação ou qualquer outro prémio. Apenas há lugar ao pagamento do salário base, como é óbvio.
A minha licença vai coincidir com o período de férias da empresa...
Isto acontece a muita gente, pelo que tenho visto. Segundo o que apurei, caso a vossa licença de casamento coincida com o período de férias da empresa (no caso de uma empresa que feche um determinado período de tempo), têm direito a gozar as férias noutra altura qualquer. Lembrem-se que é sempre importante ter bom senso e não fazer as coisas só a ver a vantagem do nosso lado.
É possível gozar a licença de casamento noutra altura?
A lei prevê que a licença de casamento sejam 15 dias consecutivos em que o dia do casamento esteja incluído, no entanto, caso a entidade patronal facilite e haja acordo entre a mesma e o colaborador, a licença pode ser gozada em qualquer outra altura acordada entre ambas as partes. Claro que a empresa pode rejeitar legitimamente esta proposta pelo óbvio.
Nisto tudo aquilo que aconselho sempre é que falem com a entidade patronal e que aliem o bom senso ao que pretendem. Há noivas desse lado? Tiveram dificuldades com burocracias do casamento? Contem-me tudo!
19 comentários
Bem, estás a criar um verdadeiro guia prático dos casamentos! Para quando o livro? :P
ResponderEliminarOpáááá... Livros não me parece que seja bem a minha cena, mas nunca se sabe :)
EliminarBeijinho*
casar não está nos meus planos mas se é para ter 15 dias extra de ferias caso-me já! eheh
ResponderEliminartou a brincar :P
TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook
Pensa bem se não queres :P
EliminarBeijinho*
Desconhecia, por completo, esta questão, mas saio daqui com mais luzes sobre o assunto. Mesmo que não vá casar em breve, acho que é sempre proveitoso ter conhecimento destas variantes :)
ResponderEliminar«Nisto tudo aquilo que aconselho sempre é que falem com a entidade patronal e que aliem o bom senso ao que pretendem», não diria melhor! É que não há mesmo nada como colocar as cartas na mesa e fazer as coisas de forma cordial e sensata. Ganham todos
r: Muito, muito obrigada *-*
É sempre bom irmos conhecendo, até porque às vezes temos alguém conhecido que vai casar e assim já sabemos :)
EliminarBeijinho*
Que post tão útil e super completo! Não para já, mas para um dia eheh <3
ResponderEliminarBeijinhos, Cataina | Blog // Instagram // Facebook // Bloglovin’ // Youtube
Achei que podia ajudar muita gente :)
EliminarAqui tens o dia do casamento e mais 2 imediatamente antes ou depois do casamento...
ResponderEliminarFixe teres feito o post que assim quem não sabe passa a saber :D
Porra tão pouquinho :P
EliminarObrigado, Rita ;)
ResponderEliminarSou fã de posts informativos :D
NEW WISHLIST POST | HELLO SALES.
Instagram ∫ Facebook Official Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
Dá sempre jeito :)
EliminarBoas dicas. Bom ano.
ResponderEliminarObrigada :)
EliminarBom ano
Ainda não casei, mas acredito que estas dicas são super úteis para todos. E confesso que tive vontade de casar só para ter mais 15 dias de férias 😳
ResponderEliminarJá estou à espera do próximo post!
V.
Tive imensas dúvidas sobre esta temática, não foi fácil esclarecer tudo. Daí o post.
EliminarOlha, dá jeito saber... pensei que eram 10 dias.
ResponderEliminarTambém precisas de estar a par :)
EliminarBeijinho*
Casando pelo Civil e depois pela igreja posso gozar a licença a seguir ao casamento pela igreja?
ResponderEliminar