Casamento | 5 Coisas Que Faria Diferente E Porquê?
sexta-feira, janeiro 24, 2020O casamento correu bem? Sim, foi perfeito. Mudaria alguma coisa? Claro! Hoje conto-vos o quê!
Quando me diziam que o casamento ia ser o dia mais feliz da nossa vida, achava que era um super cliché... No final do dia do casamento? Eu e o Pedro pensámos o mesmo... Foi realmente o dia mais feliz das nossas vidas (até então). O sentimento não mudou, no entanto, se fosse hoje, faríamos algumas coisas diferentes, afinal já tivemos a experiência. Partilho convosco as 5 coisas que faria diferente e o porquê, na esperança de que possa ser útil :)
A escolha musical...
Antes do casamento, reunimos com a nossa equipa de animação e falámos sobre os nossos gostos musicais, o que gostaríamos de ouvir em cada momento especial e que estilo musical gostávamos que predominasse na parte + musical da animação. Escolhemos músicas dos anos 80/90 e música atual.
Quando escolhemos, pensámos nos nossos gostos, no que queríamos ouvir para nos divertir... Não nos lembrámos que éramos os noivos e que íamos estar entretidos com 1001 coisas... Se fosse hoje, alterava a escolha musical para música pimba predominantemente e um pouco de tudo o resto.
O motivo é simples: toda a gente se diverte com a "pimbalhada" conhecida, dos mais novos aos mais velhos. O que acabou por acontecer, foi que os mais velhos não desfrutaram da animação e muita gente foi embora. Tenho a certeza que se predominasse o pimba, ia ser uma festa melhor aproveitada pelas pessoas mais velhas.
A hora do casamento...
Quando decidimos casar, falámos sempre de casar às 12h00, pois concordávamos que o valor que pagávamos pela quinta, devia ser aproveitado ao máximo. Pensámos em alguns casamentos a que tínhamos ido, em que as pessoas chegavam tarde à quinta e que não se aproveitava nada e marcámos o nosso casamento para as 12h00. Se fosse hoje, marcaria o casamento para as 14h00.
Sendo um casamento pelo civil às 12h00 na quinta, às 11h00 já tínhamos convidados no local. O casamento começou às 12h15 e demorou cerca de 45 minutos, pelo que às 13h00 todos os convidados estavam reunidos no jardim a comer e a beber. Às 15h30 estávamos a começar a almoçar... O que aconteceu?
Às 00h00 já tínhamos muita gente a ir embora. Inicialmente achámos que o casamento terminou cedo (2h00 da manhã), hoje conseguimos perceber que muito durou ele, afinal as pessoas estiveram mais de 12h na quinta. Para não falar que a manhã é de correria e que tive de me levantar às 6h00 para ir ao cabeleireiro e estar pronta a tempo.
De notar que em nenhum momento do dia do casamento, senti que não aproveitámos bem as coisas ou que precisávamos de mais tempo. Aproveitámos tudo mesmo, apenas não conseguimos quase comer (ahah), fizemos tudo com calma e sentimos isso mesmo quando às 20h00 olhámos para o relógio e estava tudo a correr bem e dentro do espectável em termos de horário. Casávamos mais tarde, exatamente por sabermos que teríamos tempo para tudo.
O cabeleireiro e a maquilhadora...
Não é de todo boa ideia escolherem partilhar cabeleireiro e maquilhadora com os vossos convidados. Vai dar asneira, vão por mim. No meu caso, partilhei cabeleireira e maquilhadora com as mães, cunhadas e algumas damas de honor. O que acabou por acontecer foi que tivemos de fazer turnos para o cabeleireiro a partir das 6h00 da manhã e turnos para a maquilhadora, conjugados obviamente com o cabeleireiro.
Senti que foi demasiado confuso e no dia acabou por atrasar algumas coisas. Sinceramente era algo que mudaria. Escolham apenas 2 ou 3 pessoas para partilharem este serviço convosco porque depois tudo acontece a correr e quando dão conta têm o fotografo e o videografo em vossa casa e ainda está tudo atrasado. Para não falar que é desgastante alguém acordar às 5h15 para ir ao cabeleireiro enquanto convidada...
As fotografias...
Tentem agilizar bem quando e em que moldes serão as fotografias. No nosso caso, fizemos as famosas fotografias com todos os convidados, antes mesmo do almoço. No entanto, programámos fazer uma sessão noivos, pais e damas/damos de honor pelas 18h00, calharia na pausa da refeição, onde todos os convidados estariam a dançar e a participar nos jogos propostos pela equipa de animação.
Acontece que às 18h00 começou a chover torrencialmente (depois de eu ter casado de baixo de 33º e de um sol louco às 12h00) e quando parou já estava na fase do lusco-fusco (meio que a anoitecer), pelo que não deu para fazermos a sessão que queríamos, quer nossa quer com os pais e damas/damos de honor.
Ficámos bastante tristes pois é aquela sessão mais criativa, que dá fotos engraçadas, que todos pensamos quando organizamos o casamento, mas infelizmente se há coisa que não podemos controlar é a mt e agora juntar toda a gente deve ser uma enorme aventura :( Resta-nos fazer a nossa sessão de casados.
A lista de convidados...
Quando fomos reservar a quinta, fomos informados que o número mínimo de convidados que teríamos de ter, eram 200 (adultos) e informaram-nos também que, normalmente, 10% dos convidados não vão ao casamento. Decidimos convidar cerca de 230 pessoas, pois não queríamos exceder muito as 200 pessoas (devido ao nosso orçamento). Fizemos algumas opções, retirámos algumas pessoas (com pena nossa) e cingimo-nos à família direta e amigos.
Só nos esquecemos de alguns pormenores... Contámos 230 na totalidade sem dividir adultos e crianças e algumas das pessoas que convidámos e contabilizámos, já sabíamos que não poderiam de forma alguma comparecer. O que aconteceu no final? Tivemos cerca de 180 convidados, já incluídas as crianças e acreditem que ainda tínhamos um número bem grande de crianças...
Estiquem um pouco a vossa lista de convidados e fiquem certos de que terão pessoas de quem gostam muito e acham que vão de certeza, a recusar o convite para o vosso casamento. Preparem-se também para as pessoas que confirmaram e no dia faltam porque acontece algum imprevisto mais grave (no nosso caso, uma das convidadas faltou devido a uma morte na família). E não se esqueçam de contar as crianças à parte...
Como disse em cima, acabou por correr tudo bem e o mais importante de tudo foram as memórias que criámos, mas claro que pensamos sempre no que faríamos diferente. Qual a vossa opinião sobre o que faria diferente se organizasse um casamento agora?
16 comentários
Opá adorei as fotos!
ResponderEliminarTal como tudo na vida, depois de passarmos pelo momento, há sempre coisas que mudaríamos. ;)
Hello :)
EliminarE tenho a certeza que se fizesse como escrevi aqui, também teria coisas a fazer diferente...
Beijinho
Acho que para tudo correr bem tem de haver sempre uma boa organização, e tu conseguiste que tudo corre-se bastante bem, parabéns pelo teu casamento
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem post novos todos os dias
Hello :)
EliminarAwwwwwwwwww, obrigada :)
Beijinho
Lovely.
ResponderEliminarNo final do dia, o importante é que vocês tenham passado um excelente dia, feliz, ao lado de quem é mais importante para vocês. Obrigado pelo convite em ser "Damo". Foi uma honra. Pena ter de acordar demasiado cedo para conseguir chegar a horas!!! xD
ResponderEliminarRealmente há coisas que só reparamos depois de passarmos por elas, organizar um casamento deve ser das coisas mais stressantes, mas no final deve valer a pena:)
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim de semana*
Anita On Blog
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Quando me casar, vou ter em atenção as tuas dicas! Obrigada! :D
ResponderEliminarbeijinhos
www.amarcadamarta.pt
Apesar desses contratempos todos o teu casamento foi lindo *.*
ResponderEliminarBeijinho
Nem sempre a gente acerta, mas tenho certeza que serviu como experiência pra vocês.
ResponderEliminarConvido vc para participar da minha PESQUISA DE PÚBLICO
Big Beijos
Lulu
Enquanto planeamos, seguimos aquilo que nos parece o melhor para todos, mas, quando o momento chega, acaba por ser inevitável não considerar que algumas mudanças seriam mais benéficas. E, mesmo assim, haveria sempre algo a considerar
ResponderEliminaracredito que depois que passa um evento como esse a gente acaba pensando algumas coisas que fariamos diferente
ResponderEliminarwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Gostei de saber de cada detalhe que ocorreu em seu casamento..
ResponderEliminarQuando me casei estipulamos x de convidados e falamos para confirmarem, no dia do casamento teve muita gente de penetra no casamento. Os primos levaram primos que não são meus primos, madrinhas levaram casal de amigos que estavam hospedados na casa dela e diversos outros ocorridos.. no final, sorte que o dono do buffet tinha mesa e cadeiras sobrando para acomodá-los.
Em relação a maquiagem, correu tudo bem.. mas, em uma próxima vez quero ficar com meus pais juntos.. eu aluguei um hotel para ficar mais a vontade e descansar um pouco, pois a casa estava lotada de parentes.
Um beijo,
www.purestyle.com.br
Apesar de todas essas coisas que mudarias tenho a certeza que foi um dia perfeito!!
ResponderEliminarxoxo
marisasclosetblog.com
Antes de mais nada, estavas linda, parabéns. Tudo bonito e elegante!
ResponderEliminarDe resto, a questão da música é mesmo o profissional contratado... Eu tive de escolher música da entrada do noivo, música entrada da noiva, música de final de cerimónia, música de entrada dos noivos no salão... e escolhemos umas 100 músicas (sem exagero, adoramos escolher as músicas) para aquelas 2 horinhas de entradas cá fora. No nosso caso, casamento às 16h00 e entramos no salão perto das 19h30... por isso foram duas horas e picos de boa música, toda a gente adorou, elogiou, esteve um dia fantástico, estiveram na esplanada, na relva, a comer... super bem... Mas, depois do jantar, antes das sobremesas, o músico abriu o BAILE e aí era pimbalhada pura. Nós não sabíamos, mas ele diz que, nessas coisas, é pouco flexível. Ele analisa o público que tem e gere o ambiente. E foi uma hora super bem passada antes das sobremesas buffet. :D
Infelizmente, com um rapaz de menos de dois anos e meio, depois do corte do bolo (lá pelas 23h30), comecei a ficar muito irritada porque o miúdo estava cheio de sono. Acho que era meia-noite quando as primeiras pessoas, com crianças, abandonaram... e depois tenho noção que despachei as outras pessoas. Era cerca de 1 da matina quando saíram todos. Confesso que deveria ter pedido a alguém para cuidar do miúdo e tentar adormecê-lo... a verdade é que ninguém assumiu essa missão e ficamos nós com o miúdo, o pai ainda o tentou adormecer no salão, mas não dava e eu já só me queria ir embora. :(
Acho muito interessante a primeira coisas que referiste em relação à animação. Vou estar atenta a isso :) quanto ao resto, vamos ver eheh
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